top of page
Mão 2.jpg

EXPERIÊNCIA SOMÁTICA

Primeiramente, vamos entender o que é o trauma.
 

O trauma pode começar como um estresse intenso que surge em situações percebidas como de potencial ameaça à vida, como acidentes, procedimentos médicos invasivos, abuso sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, trauma de nascimento, ou situações estressantes recorrentes de medo e conflitos que vão se acumulando, se sobrepondo como camadas de um bolo e criando um campo traumático que atrai experiências que vão reafirmando os traumas. 

O trauma surge quando alguma coisa acontece com muita intensidade no organismo, como medo, susto, acidentes aparentemente inofensivos ou até mesmo um momento muito feliz, que por falta de tempo de absorção ou de oportunidade de se expressar, retiveram nas células corpóreas e na mente os impulsos defensivos, gerando uma grande confusão. Coisa como acelerar e frear o carro ao mesmo tempo. 

O método Somatic Experiencing® (em português, Experiência Somática) entende que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes. Dr. Peter A. Levine, o psicólogo e biofísico norte-americano que desenvolveu este método, notou que os animais selvagens possuem uma capacidade natural de se refazer biologicamente das situações de estresse e de ameaça à sobrevivência pelas quais passam de forma rotineira. Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento e perda de confiança na vida. 

O método SE atua sobre o comportamento do sistema nervoso autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática ou ao stress pós - traumático. 

Ao focalizar e direcionar a percepção sensório-motora em seu corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiper ativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento que ocasionou o trauma. Desta forma, o cliente pode ressignificar o seu sofrimento, restaurando assim seu equilíbrio interno, melhorando sua resiliência a situações futuras estressantes, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar nas atividades da vida. 

Ansiedade, pânico, depressão, medo, hiperatividade, falta de concentração, insônia, incapacidade de reação tanto de luta como de fuga, transtornos sexuais de origem traumática, acidentes, intervenções cirúrgicas ou de tratamento médico, etc. 

Podem ser liberados da vida da pessoa como também a redução ou liberação total da dependência de fármacos. 

Agende um horário com Irene Mueller através do nosso telefone, whatsapp ou e-mail. 

Navegue em nosso site, conheça o nosso trabalho e entre em contato.

bottom of page